O Dia Nacional do Cerrado é um feriado brasileiro instituído em setembro de 2011 para homenagear este importante bioma, característico da região Centro-Oeste, além de outras regiões como o Norte, o Nordeste, o Sudeste e o Sul do país.
A data é celebrada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Cerrado para o meio ambiente brasileiro e para a conservação da biodiversidade.
O Cerrado é um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do mundo, que abriga uma grande variedade de plantas, animais e micro-organismos, além de oferecer serviços essenciais, tais como, regular a quantidade de água no solo, purificar a água e fornecer alimentos.
No Dia Nacional do Cerrado são promovidas diversas atividades, como exposições de fotos, vídeos, exibição de filmes edocumentários, palestras sobre conservação da natureza, preservação dos recursos naturais e biodiversidade, além das tradicionais trilhas ecológicas, eventos culturais e feiras gastronômicas.
O dia conta também com ações promovidas pelo governo para incentivar a preservação deste bioma brasileiro.
Essa iniciativa tem como objetivo reforçar a preservação deste importante meio-ambiente, que é parte vital da cultura brasileira e importante para a sobrevivência de diversas espécies de animais e vegetais.
O Cerrado tem ainda um grande valor ecológico e cultural, pois oferece recursos que auxiliam diretamente nas atividades agropecuárias, favorecendo a produção de alimentos e insumos para a agricultura.