O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, celebrado anualmente em 15 de maio, tem o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde, bem como o público em geral, sobre o cuidado necessário ao lidar com doenças transmitidas por contato.
A data foi criada em 2009 para genealizar a atenção às infecções hospitalares, que estão entre os principais problemas relativos à saúde mundial.
O Dia também lembra aos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que prevenção é melhor do que tratar.
Estima-se que entre 10 e 15% de todos os pacientes que procuram assistência médica contraiam uma infecção hospitalar.
A maioria dessas infecções são relativamente leves, mas algumas resultam em condições mais graves, que colocam em risco a vida dos pacientes.
Neste dia, profissionais de saúde são treinados em técnicas de higiene para prevenção e controle de infecções.
Esse treinamento inclui métodos estritos de lavagem das mãos, preparação adequada de equipamentos médicos, uso adequado de material cirúrgico e práticas seguras ao lidar com pacientes.
Todas as faculdades de medicina também possuem grupos dedicados à pesquisa de infecções que ajudam a desenvolver novas técnicas que acabem com esse problema.
No âmbito internacional, organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalham em conjunto com governos de todo o mundo para desenvolver uma melhor compreensão das infecções hospitalares, além de criarem programas para monitorar e prevenir essas infecções.
A conscientização sobre o controle das infecções hospitalares é uma questão fundamental para reduzir o número de casos no futuro.
O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é uma lembrança importante sobre a necessidade da adesão a protocolos de segurança e higienização bem estabelecidos.
Ajuda a disseminar informações para prevenir e reduzir a transmissão de infecções microbianas e zoonóticas.