A data de 28 de dezembro é feriado nacional para celebrar o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito.
Essa celebração tem como objetivo destacar e homenagear os serviços oferecidos pelas cooperativas financeiras e seus contribuintes nos setores econômico, social e cultural.
O Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito foi criado em 12 de março de 1979 pelo Decreto n.
84.668, do então presidente da República, Ernesto Geisel, que iniciou o processo de regulamentação de algumas cooperativas de crédito.
A lei foi promulgada em 28 de dezembro desse ano, finalizando o processo de regulamentação e estabelecendo o feriado nacional da data.
O evento do Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito é uma importante homenagem às entidades financeiras cooperativistas e aos trabalhadores que as compõem, que realizam financeiramente as atividades econômicas e sociais com os quais se relacionam.
Além disso, também é um momento para exaltar e conscientizar a sociedade sobre os serviços que elas oferecem para melhorar a qualidade de vida de diversos segmentos da sociedade.
O cooperativismo de crédito é uma iniciativa de empréstimo, seguro ou investimento coletivo que é organizado e operado por uma cooperativa.
As cooperativas são organizações formadas por pessoas que se associam com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar a economia de seus locais de residência.
É uma forma de autogestão, que tem por finalidade melhorar as condições de vida de seus membros.