O Dia Nacional do Reggae, lembrado todos os anos em 11 de maio, foi instituído em 2015 através da Lei Federal nº 13.266.
A data foi escolhida com o intuito de perpetuar o legado de Bob Marley, considerado o maior representante da música reggae no mundo, sendo que o vocalista e compositor jamaicano nasceu em 11 de fevereiro de 1945.
O reggae possui profundo significado cultural e espiritual, por este motivo forte identificação com algumas correntes religiosas.
O movimento ganhou força na década de 70, com a chegada da sofrida mensagem de resistência ao gênero por parte de personagens-chave como Bob Marley.
A partir daí, sua popularidade aumentou de forma exponencial, conquistando maior reconhecimento internacional.
A partir de então, o Dia Nacional do Reggae foi instituído com o intuito de homenagear o que o gênero significa em diversos aspectos, como o seu caráter profundamente americano, o seu legado rico em mensagens de paz, de união entre as pessoas, de amor ao próximo, entre outros.
Além disso, também pretende incentivar novas produções de artistas nacionais, não somente pelo trabalho consolidado de grandes nomes como Bob Marley.