O Dia Nacional do Sistema Braille é lembrado anualmente em 8 de abril, data em que se comemora o nascimento de seu inventor, o francês Louis Braille.
Criado em 1824, o Sistema Braille é baseado na escrita alfabética, com uma divisão de pontos para símbolos e letras formados com 6 pontos.
É usada para possibilitar as pessoas cegas a leitura e escrita, pois consiste em métodos de escrita e leitura que tornam visível o mundo para quem não enxerga.
Devido à sua relevância na inclusão das pessoas cegas, este sistema se tornou parte da história e da cultura deste grupo e, por esse motivo, é comemorado através de manifestações artísticas e culturais que celebram o sistema em si e sua importância no acesso a informação para pessoas com deficiência visual.
Além disso, diversos segmentos culturais têm abraçado o sistema Braille para difusão de obras e conteúdos, como livros, placas de trânsito, embalagens e outros.
Nesse sentido, a conscientização sobre a relevância desse sistema é fundamental para que haja maior inclusão e acessibilidade para a população cega.