O Dia Nacional do Taquígrafo celebrado a cada 3 de maio, é uma homenagem a quem exerce, a quem já exerceu ou mesmo a quem quer seguir a profissão de taquígrafo.
Esse profissional tem um papel importante na preservação e divulgação da língua portuguesa, pois é responsável por registrar, em letras e palavras todos os tipos de discursos durante sessões ou assembleias de órgãos do Estado.
O dia 3 de maio foi escolhido para relembrar as mais de três décadas de carreira de José de Oliveira Máximo, considerado o pai do taquigrafismo brasileiro.
Foi ele quem implantou, a partir da década de 1950, oficinas no estado de São Paulo, para formar os profissionais que foram essenciais para a disseminação dessa técnica no país.
Atualmente, a profissão continua tendo muita importância, pois é necessária para assegurar a correta preservação de informações, documentos e textos, servindo de registro e organização, por exemplo, em julgamentos ou transmissões públicas.
Esse papel torna o taquígrafo indispensável para garantir o devido curso das leis.
Portanto, o Dia Nacional do Taquígrafo é uma oportunidade para homenagear esses profissionais que atuam dando um importante suporte nos processos judiciais e também lembrar a importância da língua portuguesa e a preservação de sua qualidade.