Celebrado em Goianinha desde 2011, o Feriado Municipal da Emancipação de Goianinha tem como objetivo homenagear o aniversário de sua emancipação, em 9 de novembro de 1952.
O histórico acontecimento ocorreu após um longo processo de subdivisão administrativa de Goianinha à parte de sua cidade-mãe, São Francisco de Assis.
Todos os anos, são promovidas festividades durante o dia da emancipação, entre elas desfiles, shows musicais, concursos gastronômicos e exposições culturais.
As escolas realizam diversas atividades para homenagear a cidade, como apresentações, debates e participação de alunos em feiras de ciências.
Também é comum a realização de feiras livres, mercados temáticos e apresentações verbais e musicais em diversos locais da cidade.
O feriado municipal é equiparado ao Dia da Padroeira ou às comemorações do aniversário do município, além de incentivar o turismo e as atividades econômicas da cidade.
Entre as principais atrações turísticas destaca-se o Chalé de Um Sosten, famoso por suas águas termais ricas em minerais metais, magnésio e cálcio que aliviam dores musculares e tratam doenças de pele.
O feriado da Emancipação de Goianinha reúne pessoas de todos os estados do Brasil para celebrar a emancipação e celebrar a conquista de uma nova cidade.
A programação dos festejos simboliza o orgulho em sua história de uma cidade que, em meio a muita luta e esforço, conquistou seu lugar como uma das melhores cidades do Estado de Goiás.
Esse é um feriado municipal de Goianinha. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Goianinha.