O Dia da Emancipação Política de Paulista é comemorado todo dia 04 de setembro e é uma data importante para a história do município.
Paulista foi emancipado de Pernambuco, e assim teve sua independência política reconhecida, estabelecendo um autogoverno municipal.
Inicialmente Paulista se configurava como distrito pertencente à cidade de Pernambuco, mas em 17 de setembro de 1821, o então presidente da província, Eduardo Ribeiro da Cunha e Albuquerque, assinou o alvará que transformava a vila de Cabo em comuna, ou seja, em município independente da capital.
Nessa data, líderes da cidade, os fazendeiros, lideram uma grande missa campal na Igreja Matriz, procissão e festejos.
Após isso, nomes como Padre Alcebíades, Diogo da Silva, José Joaquim de Melo, João Sinimbu, Pedrinho e outros foram nomeados como prefeitos de Paulista.
Com a emancipação, Paulista tornou-se independente de Pernambuco, mantendo suas próprias leis e assuntos de governo.
Foi a partir deste dia que Paulista recebeu o estatuto de vila e virou um município totalmente autônomo em relação à capital da província.
Em memória desta data, o dia 04 de setembro é comemorado por todos os moradores, que celebram com festejos, lembranças culturais e manifestações públicas.
Esse é um feriado municipal de Paulista. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Paulista.