O 30 de julho é o Dia da Emancipação de Santana do Livramento, em homenagem a cidade que foi emancipada e passou a fazer parte do território brasileiro.
Esta data comemora a integração de Santana do Livramento ao Estado do Rio Grande do Sul, aos 21 anos após a recuperação da legitimidade da adesão à República Argentina.
Durante os dias que antecederam a emancipação, Santana do Livramento esteve ressaltando, mediante barricadas montadas na cidade, que queria a sua separação da República Argentina para fazer parte de soluções do Brasil.
No dia 30 de julho de 1910, após uma grande mobilização popular, Santana do Livramento foi emancipada e passou oficialmente para a República Federativa do Brasil.
Esta data entrou para a história como algo glorioso, que ressalta a grandeza e a força da pátria brasileira.
Por isso, o Dia da Emancipação de Santana do Livramento é um dos momentos importantes festejado por todos os cidadãos da cidade.
É marcado por eventos que enaltecem a identidade cultural e pintam as ruas com um clima festivo.
Além disso, existem exposições, casino, shows e torneios de votação justa, o que evidencia a importância de interesses locais em função de toda a nação brasileira.
Esse é um feriado municipal de Riacho de Santana. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Riacho de Santana.