A cidade de Torres, no estado do Rio Grande do Sul, comemora no dia 21 de maio o feriado da Emancipação Político-Administrativa.
Esta data marca o momento em que o município foi declarado autônomo em relação à cidade de São José do Norte, que a havia imposto como distrito.
A emancipação político-administrativa foi aprovada na Assembleia Legislativa e promulgada pelo então governador do estado no dia 20 de maio de 1901.
Em homenagem aos pioneiros da região, fundadores do município, essa data foi instituída oficialmente como feriado municipal, um dia após a proclamação do Estado Livre.
A melhor forma de celebrar o feriado é com muita alegria que conta com a participação de toda a população.
Durante todo o dia ocorrem shows musicais, jogos tradicionais como o mussolinho e chimarrão, almoços e jantares típicos no Parque da Igualdade.
Os moradores e visitantes também adoram as "passeatas", onde andam com carros alegóricos pela cidade, e a Feijoada à Fantasía, que comemora outra data importante para os habitantes de Torres: a fundação do CTG Laço da Terceira Idade.
A festa ainda conta com danças tradicionais, muita cerveja e saborosos quitutes.
Além destes eventos, o feriado da Emancipação Político-Administrativa também é marcado por apresentações do clássico marcha torriense e discursos dos políticos locais elogiando a história de sucesso da cidade.
Assim, a cidade de Torres comemora com muito orgulho sua emancipação, um passo fundamental na conquista de sua autonomia e de seu próprio destino.
Esse é um feriado municipal de Torres. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Torres.