O Feriado da Emancipação do Armazém, 19 de dezembro, é dedicado à memória da luta pela emancipação dos escravos de um armazém de Salvador, na Bahia, no ano de 1883.
O armazém ficava na Praça Castro Alves, no centro da capital baiana.
Na época, alguns escravos e ex-escravos formavam uma comunidade que lutava para conquistar a liberdade dos trabalhadores escravizados.
Após quase oito meses à frente desse movimento, os escravos conseguiram a liberdade em 19 de dezembro de 1883, tornando-se o Maior Oco de Emancipação de Escravos do mundo.
Esse grande acontecimento marcou a história da revolta dos escravos na Bahia e ficou conhecido como Feriado da Emancipação do Armazém.
No entanto, ele também foi lembrado como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Desde então, os brasileiros celebram essa data como a primeira grande conquista dos escravos para a sua liberdade.
A data é também lembrada como um exemplo de resistência, determinação e luta dos brasileiros por oportunidades iguais e por direitos inalienáveis.
Normalmente, é celebrada com homenagens e participação social em diversas atividades, como palestras, saraus, encenações teatrais, desfiles cívicos e culturais.
Esse é um feriado municipal de Armazém. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Armazém.