Em 26 de junho de 1500, foi celebrada a Primeira Missa no Brasil.
Os elementos históricos e a tradição religiosa apontam que a cerimônia foi oficiada pelo padre jesuíta José de Anchieta e pelo frade beneditino Manoel da Nóbrega, suprimindo assim a afirmação anteriormente difundida de que a primeira missa brasileira teria sido oficiada por Pedro Álvares Cabral.
A missa começou às 6h da manhã, na Praia do Borda do Campo, no município de São Vicente, hoje o lugar onde se encontra o monumento em memória a essa importante data na história religiosa, cultural e política do Brasil.
A celebração da Primeira Missa no Brasil contou com a presença de índios, liderados pelo cacique Pindobuçu, e representantes de Portugal, todos unidos em torno da mesma crença religiosa: o catolicismo.
Segundo a tradição, o pacífico encontro foi realmente significativo e marcou a transformação simbólica da "terra de ninguém" no solo de uma nação de fé católica.
Hoje, a Primeira Missa no Brasil é celebrada por inúmeras igrejas católicas, principalmente como um momento de memória e de homenagem aos primeiros missionários que trouxeram o evangelho da esperança e da salvação à terra brasileira.
Esse é um feriado municipal de Cruz das Almas. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Cruz das Almas.