O dia 24 de fevereiro celebra a conquista do voto feminino no Brasil, marcando o início de uma nova era de igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres brasileiras.
Esta data foi instituída em 1951 com o Decreto-Lei nº 1343, que definiu os direitos igualitários das mulheres nas eleições.
O dia foi escolhido para homenagear o aniversário de Ana Mesquita, uma das fundadoras da União das Mulheres de São Paulo, que lutou incansavelmente para que o direito à participação política das brasileiras fosse reconhecido.
Hoje, esse direito é uma realidade, possibilitando que as mulheres exerçam seu direito de voto e contribuam para melhorar a vida da nação.
O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil é comemorado simultaneamente com a Campanha da Fraternidade, que tem como lema "Viver e promover a cultura da paz".
Colocar em prática em nosso dia a dia a luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens é o nosso desafio e forma de homenagear as brasileiras que lutaram para que fosse possível.