O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher foi criado para comemorar a conquista histórica das mulheres na luta pelos seus direitos políticos: o direito de votar e se candidatar em obras eletivas.
Em 03 de novembro de 1932, as mulheres da República Federativa do Brasil conquistaram o direito de votar no processo eleitoral.
Essa conquista marca um dia especial na história da luta feminista, onde as mulheres lutaram por décadas pela conquista de seus direitos políticos.
Desde então, essa data é comemorada anualmente como um dia de luta e orgulho para as mulheres e todos aqueles que lutam pelos direitos igualitários e democráticos.
Nessa data é também lembrada a importante participação das mulheres na construção da democracia brasileira, que tem sido incentivada nos últimos anos pelo Congresso Nacional através de ações legais que buscam a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Nesse sentido, o Dia da Instituição do Direito de Voto da mulher é importante para celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo dos tempos e destacar a necessidade de continuar lutando para a garantia dos direitos políticos e sociais das mulheres no Brasil.