O Dia da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho, data em que o país celebra o primeiro embarque de japoneses para o Brasil.
O evento marca a chegada de um grupo de 781 imigrantes ao Porto de Santos, no ano de 1908, tendo como destino final a região do Vale do Rio dos Sinos, no Estado do Rio Grande do Sul.
A partir daí, foram iniciadas a colocação de pioneiros no contexto da imigração japonesa, que se espalharia por quase todo o território nacional.
A chegada dos imigrantes inspirou a criação de uma lei para promover e regulamentar a vinda de novos trabalhadores.
Hoje em dia, os eventos para comemorar o Dia da Imigração Japonesa são organizados pelas entidades culturais e intelectuais influentes na comunidade, associações filantrópicas, organizações religiosas e associações de defesa dos direitos dos imigrantes.
As principais atividades desses eventos incluem a presença de representantes políticos, a exibição de documentários, conferências acadêmicas, palestras, apresentações culturais, exposições de pinturas e até a realização de um festival gastronômico.
O Dia da Imigração Japonesa é uma ótima oportunidade para homenagear os imigrantes japoneses, bem como para valorizar a história e as características culturais que o Japão chamou para o Brasil.