O Dia Nacional da Imigração Judaica é um feriado comemorado no Brasil desde 2011 para homenagear os imigrantes judeus que fixaram residência no Brasil entre os séculos XIX e XX, que contribuíram para o nosso desenvolvimento com o seu talento, trabalho duro e empreendedorismo.
Esta data foi sancionada pela Lei Federal nº 12.511/2011, de 11 de outubro de 2011.
A lei informa que sem a presença dos imigrantes judeus muito provavelmente não teríamos alcançado o sucesso econômico que hoje desfrutamos, abrindo espaço também para um outro grupo humano que influenciou positivamente dentro do sistema social do Brasil.
É por isso que celebramos este dia, para destacar o papel dos imigrantes judeus na história do nosso país e homenagear seus descendentes.
O Dia Nacional da Imigração Judaica tem como objetivo incentivar as manifestações como projetos de teatro, de literatura e de artes em geral visando promover o conhecimento cultural desta comunidade.
É também uma data importante para que os brasileiros possam lembrar dos imigrantes judeus e seus descendentes que tanto contribuiram para a identidade e cultura brasileira.
O feriado é realizado anualmente no dia 18 de março, com a realização de diversas manifestações culturais e artísticas que promovem a cultura e tradições de mais de mil anos da imigração judaica.