O Dia da Malária nas Américas é todos os anos celebrado em 6 de novembro, marcando o Dia Mundial de Combate à Malária.
Em todas as áreas afetadas pelo mosquito Anopheles, a malária é ainda um grave problema de saúde pública.
Durante este dia, organizações sociais, governos e estabelecimentos de saúde realizam ações de prevenção, prevenção de surtos e conscientização sobre os métodos preventivos para evitar a infecção.
Além disso, o Dia da Malária também inclui campanhas de mobilização para desenvolvimento de contribuições para financiamento em saúde.
Entre as principais atividades para serem realizadas nos dias 6 e 7 de novembro, estão atividades de prevenção de surtos de malária, ações de controle de vetores, campanhas de educação para prevenção de doenças, campanhas de vacinação e conscientização, testes de diagnóstico e atividades relacionadas à vigilância.
As atividades durante o Dia Mundial da Malária também são focadas em grupos que apresentam maior risco de contaminação pela doença, como mulheres grávidas, crianças, idosos e povos indígenas.
Além disso, as entidades realizam ações de apoio àqueles que já se contaminaram e necessitam de tratamento.
O principal propósito do Dia da Malária nas Américas é promover ações que busquem reduzir as taxas de transmissão da doença, aumentando assim os índices de proteção e qualidade de vida da população.