O Dia Mundial da Luta contra a Malária, comemorado anualmente em 25 de abril, promove conscientização e ações para a prevenção e erradicação da doença transmitida pelo mosquito Anopheles.
Desde 2007, a data é parte do calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de promover ações contra a malária.
Na data, são realizadas iniciativas de conscientização pública, mobilização, parceria e fortalecimento de políticas em todos os países que ainda estão em contato com o mosquito transmissor da enfermidade.
Embora seja mais presente em países em desenvolvimento, a malária afeta mais de 200 milhões de pessoas e mata cerca de 400 mil por ano, segundo dados da OMS.
Conhecer os fatores de risco e sinais e sintomas da doença, além de evitar que mosquitos entrem na residência são ações básicas para prevenir a doença.
Sobre a doença A malária é uma doença infecciosa aguda, transmitida exclusivamente pela picada de mosquitos fêmeas Anopheles infectadas com um dos cinco parasitos pertencentes à família Plasmodiidae, que infectam o organismo humano, tornando-o doente.
Os quatro principais sintomas da malária são febre, calafrios, dores de cabeça e dores no corpo.
De acordo com a OMS, trata-se de uma doença que compromise a saúde de longo prazo, portanto é importante buscar tratamento precocemente.