O Dia do Maçom é celebrado em 20 de agosto como um dia de celebração e reflexão sobre a história, a herança e a cultura da Ordem Maçônica na qual tanta honra é depositada.
Parte de um movimento de profunda filosofia e espiritualidade, o maçonismo é uma tradição dupla que remonta ao século XV, e engloba tanto os aspectos espirituais quanto os práticos do trabalho.
No Dia do Maçom, é costume que os membros da Ordem Maçônica se encontrem para discutir e compartilhar conhecimentos, bem como para aprofundar a irmandade e o respeito mútuo.
Essas celebrações também costumam envolver atividades como o desenvolvimento de projetos e iniciativas com fins sociais e ambientais, além de eventos de caridade capazes de unir o Velho e o Moderno.
Em todas essas ocasiões, os membros também se reúnem para homenagear e refletir sobre sua herança filosófica e espiritual.
O Dia do Maçom oferece uma oportunidade essencial para os maçons lembrarem-se de sua provação e renovação das promessas e compromissos do ritual inicial de admissão na Ordem.
É também uma ótima oportunidade para refletir sobre aqueles que vieram antes e seu legado maçônico para o futuro.