O Dia do Não Fumar é comemorado em 16 de novembro com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o grande impacto que o tabagismo causa à saúde.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo com todas as campanhas sobre os malefícios do tabagismo, ainda existem muitas pessoas que fumam e não sabem dos riscos que este hábito acarreta.
Por isso, celebrar este dia com firmeza e informação é de extrema importância.
O livre arbítrio é um direito de todas as pessoas, claro que a escolha de cada um é própria, mas é possível tomar decisões conscientes e que sejam baseadas em conhecimento.
O Dia do Não Fumar serve para isto, para reforçar o poder de informação de todos, alertando sobre essa droga lícita que muitas vezes causa danos irreversíveis à saúde.
Este ano, além de ver comemorativos nas redes sociais e charadas sobre os perigos do tabagismo, foram criadas ações online por várias associações e instituições com o intuito de orientar os interessados sobre o tema, com palestras, debates e consultoria para quem quer mudar de vida e abandonar o vício.
Essa data também serve para reconhecer aqueles que se mantêm resistentes e não caem na tentação de fumar, para valorizar a força de vontade necessária para manter-se longe das substâncias nocivas.
Se você não fuma, aproveite para se orgulhar e mostrar que a vida sem cigarro tem muito mais motivos para ser celebrada!