O Dia Internacional contra Testes Nucleares é celebrado anualmente em 29 de agosto como uma data de conscientização que se propõe a reforçar a consciência pública e aumentar a pressão política para o cancelamento completo dos testes nucleares.
A data foi escolhida para marcar o anúncio do Governo do Japão em 1945 de um acordo internacional em que todas as nações declararam que nenhum estado tinha o direito de realizar testes nucleares.
O Dia Internacional contra Testes Nucleares também lembra as vítimas de testes nucleares e ressalta a necessidade de se adotar medidas para conter as ameaças à saúde humana, ao meio ambiente e à segurança internacional causadas pelos testes nucleares.
Em todo o mundo, organizações de direitos humanos e grupos de base realizam atividades para lembrar o dia e chamar a atenção para a necessidade de acabar com os testes nucleares e a proliferação de armas nucleares.
Fóruns, seminários e atos de protesto também são realizados para exigir aprovação de leis internacionais para proibir os testes nucleares, bem como um tratado de proibição total dos testes nucleares.