Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares

Data Comemorativa
Próximo 26 de Setembro de 2025 | Sexta-feira

O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares foi estabelecido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para auxiliar na conscientização mundial do perigo das armas nucleares.

A data foi criada como um meio de impulsionar a campanha mundial para a eliminação total de armas nucleares, enfatizando o urgente desejo de eliminar essas armas perigosas e o progresso que já foi conseguido em direção à desnuclearização.

Foi celebrado pela primeira vez em 26 de setembro de 2013, depois de ter sido aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2013.

Ao proclamar o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, o Conselho de Segurança pediu à todas as nações a ratificar o Tratado de Proibição Total de Armas Nucleares.

Ele também exortou as nações com armas nucleares a implementar "medidas eficazes e completas" para proibir e eliminar essas armas.

Por seu turno, o Conselho de Segurança também exigiu o desenvolvimento de um plano de ação para "completamente desarmar o mundo", incluindo alcançar a eliminação progressiva e segura das armas nucleares e desenvolver meios práticos para limpar os locais de testes nucleares.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares nos Próximos Anos

26 de Setembro de 2025 | Sexta-feira

26 de Setembro de 2026 | Sábado

26 de Setembro de 2027 | Domingo

26 de Setembro de 2028 | Terça-feira

26 de Setembro de 2029 | Quarta-feira

Calendários 2024