O Dia Internacional da Caridade oficialmente comemorado em 5 de setembro desde 2012, é uma ocasião que celebra e promove as ações de doação - presentes de caridade, ações filantrópicas e comportamentos empreendedores para o bem comum.
Através da observância deste dia, a Assembleia Geral das Nações Unidas visa a inaugurar uma nova era de solidariedade entre as nações, bem como dentro de cada país.
A aceitação do Dia Internacional da Caridade como uma festividade mundial, por parte da Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), aponta para a importância da caridade no desenvolvimento de qualidade dos serviços e do bem-estar social.
Muitas organizações, empresas e indivíduos em todo o mundo unem esforços para homenagear o dia através da intensificação dos serviços em benefício da comunidade ou patrocinando projetos de caridade e ações de responsabilidade social, como doações de alimentos, tratamento de saúde, educação e outras formas de assistência.
O Dia Internacional da Caridade aborda ainda um importante princípio, a propagação da solidariedade e da dignidade humana, provavelmente a força mais poderosa da humanidade.