O Dia Internacional da Solidariedade Humana, celebrado em 20 de dezembro, promove o respeito e a compreensão entre as diversas culturas e nações.
É um momento para lembrar de que a paz e as boas relações entre todos os povos são necessárias para o progresso, o desenvolvimento e a liberdade.
Esse dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1985, com o objetivo de proteger a dignidade da pessoa humana e promover os direitos humanos, a segurança, a moral, a lei, a justiça, a paz e bem-estar humano.
É também uma celebração de todos os seres humanos e sua igualdade, lembrando que, independentemente da localização geográfica, etnia, religião ou circunstâncias socioeconômicas, todos nós somos seres humanos e todos merecemos respeito e dignidade iguais.
Ao longo do dia, são promovidas diversas atividades com o intuito de aumentar o entendimento intercultural.
Essas atividades ajudam a derrubar as barreiras de rótulos e a permitir a um maior respeito, aceitação e compreensão mútua.
O Dia Internacional da Solidariedade Humana é uma ótima agenda para se lembrar de nosso compromisso com a humanidade e nossa responsabilidade para com aqueles que nos cercam.