O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura foi criado para ajudar aqueles que sofreram tortura, sendo celebrado anualmente em 26 de junho.
É um dia para prestar solidariedade a essas vítimas, lembrar aqueles que foram torturados e dar reconhecimento àqueles que continuam lutando para defender os direitos humanos.
Também é uma oportunidade para ressaltar a importância dos esforços internacionais para evitar a tortura e assegurar que aqueles que a cometem respondam por suas ações.
Em 1997, a Organização das Nações Unidas (ONU) queria criar uma forma de promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade humana.
Por isso, foi criada a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas Contra a Tortura, que entrou em vigor em 26 de junho de 1987.
Como parte dessa Convenção, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura surge como forma de conscientização sobre tais violações.
De acordo com o Direito Internacional, a tortura é um crime de direitos humanos que consiste no uso de força ou coerção contra qualquer pessoa com a intenção de obter informações, confessões, intimidações ou punições.
De acordo com algumas estimativas, entre 15 e 20 milhões de pessoas sofrem tortura anualmente ao redor do mundo.
O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura é uma boa oportunidade para levantar a voz em solidariedade às vítimas.