O Dia Mundial do Doador de Sangue tem como objetivo celebrar, anualmente, todos aqueles que fornecem sangue de forma voluntária.
A data foi instituída pela Federação Internacional de Hemobancos (ISH), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data é também uma oportunidade para relembrar a importância dos doadores que realizam esse profundo gesto de solidariedade humana e reconhecer a contribuição que esses voluntários dão à saúde.
Aproximadamente 120 mil litros de sangue são doados anualmente em todo o mundo, e esse ato abençoado tem o poder de salvar muitas vidas.
Sua doação pode salvar uma criança que precisa de transfusão sanguínea, um adulto que sofreu um acidente ou uma mulher que realiza uma cirurgia.
Neste dia, é recomendável que todas as pessoas saudáveis (maiores de 18 anos, com no máximo 65 anos) visitem um hemocentro próximo de suas residências ou entrem em contato com o órgão responsável em sua região para verificar se precisam de doações.
A comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue também é uma excelente oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e motivar novos doadores a participarem desse projeto tão importante de solidariedade humana.