O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma data de grande importância para a memória e história da luta de luta de inclusão e controle social das pessoas portadoras de transtornos mentais.
Todos os anos, nesse dia é realizada uma celebração nacional para ressaltar esse aspeto e engajar pessoas e profissionais possíveis pelas diversas lutas na área da saúde mental, desde a luta pelo acesso à informação, direitos, cuidados e tratamentos.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi criado em 1987 para marcar o fim do regime manicomial, o qual foi um tempo onde o controle social das pessoas portadoras de transtornos mentais foi muito abusivo, e o acesso a informação precário.
O manicômio, em alguns casos, se tornou um "castigo" para aqueles que assistiam-se doença mental.
A luta antimanicomial também se tornou importante pois coloca reforça direitos humanos e sociais, como direito à educação, trabalho, saúde, habitação, cultura, relações familiares e qualidade de vida.
Além disso, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial contribui para enfrentar a estigma e rejeição ainda existente durante o processo de reabilitação da saúde mental.
Em 18 de maio, várias instituições organizam palestras, oficinas e atividades que incentivam a comunidade a lutar por direitos, cuidados e melhorias na área da saúde mental.
Esse dia tem como objetivo de aumentar o esclarecimento dos direitos humanos das pessoas que têm sofrido e todas aquelas que apoiam essas lutas.