O Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher é a data escolhida para assinalar o dia em que a luta pela igualdade de direitos e condições acontece.
Estabelecido oficialmente em 25 de novembro de 2006 pelo Presidente Lula, o dia busca ampliar o debate e a visibilidade às questões relacionadas à violência contra as mulheres.
Embora existam abordagens históricas acerca da violência contra a mulher, hoje constituída como crime, ela é historicamente naturalizada, sendo repensadas nos últimos anos.
Assim, o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher busca pautar a discussão e alertar a população sobre a prevenção da violência e, consequentemente, sua erradicação.
Ações compartilhadas entre diversas instâncias do sistema de justiça, de saúde, de educação, de cultura e pertencentes à sociedade civil criam possibilidades para avançar na luta pelos direitos da mulher.
Desse modo, é importante conectarmos e reforçarmos esses mecanismos na tentativa de combater qualquer forma de violência.
Comprometermo-nos em desenvolver estratégias de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres é fundamental.
Também é compartilhada a responsabilidade de melhorar a qualidade vida das mulheres vítimas de violência, assim como das mulheres que aderiram às mais diversas formas de resistência.
São necessárias ações de incentivo às vítimas, para que possam sair do estigma do silêncio e do medo e associarem-se às lutas por direitos e liberdade.
Ao destacarmos o dia 10 de outubro como Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, reforçamos o compromisso de buscar uma sociedade em que a cidadania feminina possa alcançar o pleno exercício de seus direitos humanos.