O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens foi criado com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da prevenção e promoção da saúde para esses públicos.
A data é celebrada todos os anos no dia 22 de setembro.
A data foi criada como uma forma de fomentar ações de promoção de saúde voltadas especificamente para adolescentes e jovens, abordando problemas como gravidez na adolescência, uso de substâncias psicoativas, prevenção de doenças como o HIV/AIDS, entre outros.
É fundamental que adolescentes e jovens saibam sobre o cuidado da saúde, pois vivenciam mudanças rápidas no seu corpo durante esse período.
Ao mesmo tempo, eles lidam com questões sociais, familiares e de desenvolvimento, que exigem conhecimento sobre seus direitos e responsabilidades.
É imprescindível que esses jovens tenham acesso a informações médicas adequadas sobre sua saúde.
Portanto, há necessidade de campanhas educativas, que envolvam família, escola, entidades públicas e privadas e outras instituições que colaborem para o empoderamento deste público.
Atualmente, o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é celebrado com debates, seminários, palestras, campanhas de prevenção, rodas de conversa e outras atividades relacionadas ao tema, em todo o Brasil.