O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.
A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o gravíssimo problema da violência sexual, a fim de contribuir para garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes trazem graves consequências para toda a sociedade, pois interferem no desenvolvimento integral desses indivíduos.
Além de desestimular o crescimento e a formação dos cidadãos no contexto social, a violência sexual causa sequelas profundas e permanentes na área física, emocional e mental, podendo até mesmo resultar em transtornos mentais e comportamentais.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes serve como um alerta para tentar prevenir que os mais vulneráveis sejam vítimas deste tipo de violência.
Neste sentido, a celebração desta data deve ser aproveitada para sensibilizar a população para este tema, exigir que os direitos e garantias principais desta parcela da população sejam respeitados, reforçar que ninguém está assegurado de ser vítima de abuso sexual e incentivar a prática da solidariedade para com as crianças e os adolescentes.