O dia 28 de janeiro foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma data que lembra a abolição da escravidão no Brasil, comemorada em 1888.
É uma oportunidade para refletir sobre o problema ainda existente no país e chamar a atenção para a responsabilidade de todos na luta contra a exploração de homens e mulheres.
O trabalho escravo é um dos mais importantes dramas sociais no Brasil.
Segundo as informações do Ministério da Justiça, trabalhadores são submetidos a condições degradantes, maus tratos e abuso de poder.
O Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que o Brasil é o segundo país que mais registra casos de exploração laboral do tipo, perdendo apenas para a Índia.
Com o intuito de lembrar os avanços sociais e políticos conseguidos a partir da abolição da escravidão, assim como alertar para a crescente violação dos direitos humanos e trabalhistas, o dia 28 de janeiro é lembrado como um dos poucos feriados que possuem um tema específico.
Durante essa data, campanhas educativas e informativas são realizadas pelo governo, organizações não governamentais e outras entidades para incentivar o combate às práticas escravocratas.