O dia 30 de agosto é lembrado anualmente como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Esta data foi instituída oficialmente através da Lei nº 11.717/2008, que também estabeleceu o mês de agosto de cada ano para o mês de conscientização a diretamente relacionado à doença.
Esta é uma data destinada a conscientizar a população brasileira sobre os seus desafios, contribuindo para a proteção da saúde e da qualidade de vida das pessoas que sofrem desta patologia e de seus familiares.
A Esclerose Múltipla é considerada um dos maiores desafios e preocupações da saúde mundial.
Além disso, a doença impõe grandes prejuízos para a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Para chamar a atenção sobre esta doença e seus efeitos, o Dia Nacional de Conscientização foi instituído.
Com esta data, é buscado destacar a necessidade de estudos, pesquisas, discussões, análises e ações de conscientização destinadas à proteção social, educacional, econômica e cultural das pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla.
O intuito é contribuir para o conhecimento da doença, bem como para um aprimoramento no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes.
Também nesta data são promovidos eventos e atividades educativas para espalhar informação sobre a doença e mostrar como ela pode ser tratada.
Assim, é possível reduzir os impactos para a qualidade de vida de quem sofre desta patologia e ter uma sociedade cada vez mais informada para lidar com as desvantagens desta condição.