O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras foi criado para promover a prevenção e tratamento adequado das queimaduras.
Nesse dia realizam-se atividades de conscientização e de sensibilização da sociedade sobre o problema, estimulando a adoção de medidas preventivas, o tratamento precoce nas unidades básicas de saúde, a busca por qualidade na assistência às vítimas e o intercâmbio de informações que promovam o maior conhecimento sobre o tema.
Na área da saúde, a sinalização dessa data visa ainda apoiar ações que subsidiem os profissionais a atuarem na assistência aos pacientes e na formação de novos especialistas, aprimorando o modelo de atenção.
Somado a isso, também é de suma importância a adoção de medidas preventivas como, por exemplo, o cuidado redobrado com fontes de calor instaladas em residências e estabelecimentos comerciais e industriais e a atenção ao trabalhador diante dos riscos inerentes às atividades que realiza.
A partir do ano de 2006, o dia 06 de junho foi definido como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, tendo sido sugerido pela Federação Brasileira de Queimaduras (FBQ).
A ideia tem o objetivo de reduzir a incidência, a gravidade e as sequelas decorrentes das lesões por queimaduras e corpos estranhos.
Todos podem, então, tomar medidas para minimizar esse problema e contribuir para uma sociedade mais saudável, aderindo ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.