O Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária é celebrado todos os anos no dia 17 de abril.
Ele foi criado em 1984 para reunir todos os brasileiros em uma luta pela igualdade de direitos de todos os assentamentos e condições de produção da agricultura do país, em particular no que diz respeito à reforma agrária.
A luta pela reforma agrária compromete-se com melhores condições de trabalho para os agricultores familiares, assim como um modelo mais sustentável de produção e distribuição de alimentos, de uma forma que garante a preservação do meio ambiente e o direito de todos a ter acesso ao alimento.
O Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária é essencial para reverter as mudanças nos padrões de uso da terra e garantir às comunidades rurais brasileiras direitos básicos, como acesso à água, educação e saúde de qualidade.
Além disso, a luta também celebra a força e a resistência de dezenas de milhares de trabalhadores rurais que vivem e trabalham nos assentamentos.
Neste dia, manifestantes se reúnem em várias cidades brasileiras para show na rua, carreata, agenda de atividades públicas e atividades que pressionam o governo a se comprometer com a reforma agrária.
É possível contribuir participando de eventos de conscientização em sua comunidade, levantando a voz, assinando abaixo-assinados e participando ativamente nas manifestações públicas.