O Dia do Silêncio é celebrado anualmente no dia 07 de maio.
A data foi instituída para promover o respeito às diferenças e o sentimento de humanidade.
É uma oportunidade para desacelerar e voltar ao silêncio.
Segundo a lenda, o Dia do Silêncio foi trazido ao mundo pelo sábio Vyasa, que foi instrumental no crescimento da cultura indiana.
Segundo seu ensinamento, o silêncio é oceano da verdade, onde as profundezas da consciência podem ser encontradas e seus tesouros descobertos.
No Dia do Silêncio, é comum que as pessoas mantenham vários tipos de silêncio, como silêncio interior, silêncio físico, silêncio socioeconômico e silêncio silencioso.
Silêncio interior significa estar presente para os padrões de pensamento e reação desafiadores.
É se concentrar em ouvir o "silêncio" da mente ao redor de seus próprios pensamentos e emoções e não se deixar levar por eles.
O silêncio físico significa não falar e não produzir qualquer som.
Isso significa desligar televisões, rádios, cafeteiras ou qualquer outro equipamento de som para permitir que a natureza aja em seu próprio ritmo.
O silêncio socioeconômico é uma maneira de demonstrar harmonia com outras pessoas.
Significa ser gentil e pacífico nos relacionamentos, praticar ações éticas e valorizar a individualidade e a diversidade outras.
O silêncio silencioso significa relaxar, descansar e permitir que o espírito se volte para vencer as adversidades da vida.
É um tempo para se reconectar consigo mesmo e se conectar com o ambiente, rompendo assim os padrões destrutivos da vida cotidiana.
Um dia de silêncio todos os anos é uma maneira maravilhosa de se dedicar a si mesmo e à vida, ao relaxar mentalmente e emocionalmente.
É importante lembrar que muitas vezes não precisamos falar para ser ouvidos.