O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é realizado anualmente em 21 de setembro para conscientizar sobre o avanço da doença, estimular o conhecimento a respeito de seus sinais e sintomas, além de destacar os avanços no tratamento e na assistência médica para aqueles que são acometidos pela doença.
O Alzheimmer é uma doença neurodegenerativa que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a sexta causa de mortes entre adultos.
É caracterizada por uma incapacidade progressiva e irreversível da memória e da cognição, afetando a capacidade de uma pessoa para realizar atividades diárias como trabalhar, lidar com dinheiro, comida e medicação, entre outras atividades.
Adata foi escolhida para o Dia Mundial da Doença de Alzheimer em memória de Alois Alzheimer, médico alemão que descreveu a doença em 1906.
Ele foi o primeiro a usar o termo "Alzheimer" para descrever a doença.
Muitos países celebram o dia com várias atividades, como passar o Dia na Casa dos Cuidados, em que as pessoas de suporte são instaladas por um período de 24 horas na casa de alguém com a doença, para fornecer assistência, cuidados e apoio ao paciente.
Outras atividades incluem melhorar a conscientização, recolher fundos para pesquisa e reduzir os estigmas.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer também destaca a importância de prover cuidados adequados para pessoas com Alzheimer, fornecendo assistência médica, bem-estar físico e emocional em sua trajetória de cuidado.