) O Dia Mundial da Não-Violência e da Cultura de Paz é comemorado anualmente na data de 30 de janeiro.
Ele foi criado como forma de homenagear Mahatma Gandhi, líder pacifista da Índia e grande defensor dos direitos humanos.
Esta data tem como objetivo promover a consciência e o compromisso da sociedade para com os valores da paz e da não-violência, questionando e desafiando os comportamentos, os costumes e as políticas que precipitam ou geram a violência e o ódio.
Cultura de Paz é a cultura que valoriza a cooperação, o compartilhamento e a distribuição equitativa dos recursos naturais.
Também promove os direitos e o reconhecimento de todos os seres humanos igualmente, além de respeitar as diferentes crenças e culturas.
Para celebrar esta data, as pessoas celebram através de várias formas diferentes.
Desde manifestações com manifestações públicas, discussões e palestras sobre os temas da paz e da não-violência, oficinas de artesanato, até eventos especiais, como o Encontro de Camisas Amarelas em que as pessoas se vestem de amarelo e promovem ações de sensibilização para a preservação da paz e da não-violência.
É importante conscientizar as pessoas sobre os efeitos da violência e os meios positivos que podem ser adotados para promover a não violência e uma cultura de paz.
Esta data é um grande passo para fortalecer esse movimento, pois dessa forma podemos espalhar os ideais de paz e não-violência para cada vez mais pessoas e conscientizar as pessoas sobre a importância desses ideais.