O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é celebrado no Brasil desde 2006.
Esta data representa um trabalho sapiente pela equidade de gênero, cuja existência reflete as dores, lutas e desafios de mulheres, que são alvo de diversas formas de violência.
A cada ano cresce o número de dias, aldeias e cidades que simbolizam a data, especialmente no que diz respeito à abordagem dos homens.
Tal caso é um esforço contínuo para a criação de mecanismos e conquistas que garantam a segurança e direitos iguais para as mulheres, especialmente no que diz respeito à temática de violência.
O impacto dos movimentos pelo combate a este problema é bastante relevante, pois é importante compreender que os desafios da sociedade exigem união.
Segundo o que diz o estatuto da igualdade de oportunidades: “As mulheres têm o direito à segurança, à igualdade e à proteção contra todas as formas de violência, sejam elas físicas, psicológicas, simbólicas, sexuais ou de qualquer outra forma, notadamente aquelas estabelecidas pela constituição federal, leis e tratados internacionais assinados por esta nação”.
Por isso, no dia 06 de Dezembro é realizada a mobilização contra a violência em desfavor das mulheres, com a intenção de promover o empoderamento feminino, o direito à igualdade e a conscientização.
No próprio dia 06 de Dezembro acontece também o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Mulher.
Por isso, invista em você, ajude mulheres em situação vulnerável e cultive um mundo melhor.