O dia 19 de maio foi instituído o Dia Nacional de Combate à Cefaleia em reconhecimento às undulantes dores de mais de 45 milhões de brasileiros que são atingidos pela cefaleia.
Se trata de um compromisso assumido pelo Ministério da Saúde com a sociedade de promover e fomentar ações voltadas para a proteção da saúde das pessoas que sofrem a doença.
A cefaleia é um sintoma que tem grande impacto na qualidade de vida e representa grande preocupação para a saúde pública brasileira.
Além de dor de cabeça, caracterizada por dor pulsátil de intensidade variada, que podem ser agudas ou persistentes, outros sintomas podem ocorrer, como distúrbios visuais, perda de equilíbrio, zumbidos e depressão, entre outros.
Nesse dia, é importante que os brasileiros tenham consciência da doença, sua prevenção e cuidados necessários.
Também é importante incentivar iniciativas para conhecer mais sobre a cefaleia, como participar de grupos de ajuda mútua, procurar ajuda especializada e realizar atividades de lazer saudáveis.
A conscientização e a prevenção são as melhores formas de combater a cefaleia.
A prática de atividades físicas regulares, consumo adequado de água, alimentos saudáveis, descanso adequado e manutenção dos fatores emocionais em equilíbrio são algumas das principais medidas para prevenir e tratar a doença.