O dia 3 de julho é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
A data foi instituída em 2018 pelo presidente Michel Temer para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder guerreiro da luta de resistência do povo negro brasileiro.
O dia 3 de julho marca a luta pela igualdade racial no Brasil, promovida por militantes, instituições e órgãos governamentais.
Uma das principais ideias desta data é a força e a resistência do povo negro para superar qualquer tipo de discriminação, pois é ela que alimenta a emancipação do povo negro.
Esta é também uma oportunidade para lembrar que as desigualdades raciais são frutos da estrutura colonial e escravocrata deste país.
O combate à discriminação racial se traduz na conquista de mais direitos e oportunidades iguais para todos, independentemente de raça.
É importante compreender que lutar por igualdade racial não significa lutar contra brancos, mas por um mundo mais justo e inclusivo para todas as pessoas.
Além disso, é necessário lembrar que o racismo é algo mais profundo do que uma ação concreta contra alguém.
É a prática de manutenção e reforço de ideias e estruturas discriminatórias que estão subjacentes a qualquer maneira de racismo.
O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é uma oportunidade para lembrar a história do povo negro no Brasil, os desafios que eles ainda enfrentam e o que precisa ser feito para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva.